quinta-feira, 10 de maio de 2012

Liderança

A aula do dia 16/03, iniciou-se com uma acolhida em sala, onde o tema rendeu muito, e a aula teve em base o tema sobre a liderança. A frase priincipal da acolhida foi elaborada pela professora, "Compromisso do aluno salesiano: ser fermento do mundo".
Essa questão de liderança foi discutida pela professora, porque no Colégio Salesiano, teria uma votação para eleger alguns representantes de turma: acadêmico,pastoral,esportivo masculino e feminino. Os alunos que ganhassem ficariam responsáveis por algumas funções, para melhorar o rendimento dos alunos e ajudar os professores.
Ser líder é ter responsabilidade,sabedoria,determinação e fidelidade/lealdade. Um líder deve ter algumas características que são essencias como: ser carismático, autoritário, democrático e ser um "Laissez-faire", que significa, atitude ou conceito de não intervir em processo, atividade.
Carismático do mal: causa de desorganização, falta de conhecimento.
Carismático do bem: tem organização e responsabilidade.
Um líder que era o contrário do carismático, era Maquiavel, um líder autoritário ( Que usa com rigor de toda a sua autoridade: um diretor autoritário). Um estadista historiador, autor do livro O príncipe. Seus conselhos podem ser sintetizados em: os fins justificam os meios. A força de seu pensamento deu origem a palavra como MAQUIAVÉLICO. Ele dizia: "SE PRECISARDES APUNHALAR O INIMIGO, SEDE ATENCIOSO COM ELE E FAZEI-O PELAS COSTAS". Os 10 mandamentos dele são:
1-Zele apenas por seus interesses.
2-Não honre a ninguém além de você mesmo.
3-Faça mal mas finja fazer o bem.
4-Cobice e procure abter tudo o que puder.
5-Seja miserável.
6-Seja brutal.
7-Engane o próximo toda vez que puder.
8-Mate os inimigos e, se for necessário, aos amigos.
9-Use a força em vez da bondade ao tratar com o próximo.
10-Faça o mal de uma só vez e o bem, aos pouquinhos

Um líder democrático tem que saber fazer justiça, ter um diálogo bem elaborado, ter autoridade, mas, sem ser autoritário, saber negociar e ceder.

Imagem de Maquiavél

Nenhum comentário:

Postar um comentário