segunda-feira, 30 de abril de 2012

1° horário (continuação): Grécia e 2º horário: O que é Política?

A aula do dia 24/02/2012, (continuando o 1º horário)a professora falou sobre a origem da democracia na Grécia. Ela elaborou algumas palavras que mais são discutidas dentro da democracia da Grécia e que irei explicá-las.
  • Indivíduo: ser único
  • Povo: conjunto de pessoas que pertencem a uma nação, estado e que obedecem as leis. ( nação - estado - leis)
  • Liberdade: ser livre
  • Compromisso: ter responsabilidade e comprometimento com algo ou com alguém
  • Igreja: eclésia = assembleia = espaço público (ágora) = praças públicas = debates e decisões de interesse coletivo
Síntese sobre esse assunto, de acordo com as palavras:

ágora (praça destinada ao exercício da democracia)

A democracia teve origem na Grécia. Dentro da democracia há os indivíduos (ser único) que fazem parte do "povo". Esse povo faz parte de uma nação pertencendo a um determinado estado, que são regido por leis e que devem ser cumpridas. As pessoas, ou povo, tem direito a liberdade. O compromisso deve ser exercido pelas pessoas, fazendo que tenham responsabilidades com algo ou com alguém, ou seja, precisam de ser compromissadas. A igreja é um local religioso, onde as pessoas transmitem sua fé, e faz parte da construção da democracia. A igreja, assembleia, realizam debates e decisões interesse coletivo nas praças públicas. 



No segundo horário, a professora mudou de assunto, falando sobre:

O que é política?

A professora passou algumas atividades do livro didático da RSE (rede salesiana de escolas) e discutiu duas frases que reforçam uma ideia sobre a política, que foram:

  1. "Errar é humano, culpar o outro é política" (Humbert H. Humpherey), essa frase quis dizer que quando a pessoa erra "consciente" de seus erro não tem tanto problema assim, mas se a pessoa erra, sabe que está errada, e culpa outra pessoa é uma política, ou seja, é política pois a pessoa fez uma "corrupção" com a outra. 
  2. "A política é única profissão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação" (Robert Louis Stevens). Essa frase quis dizer que se a pessoa não tem nenhuma experiência em algum ramo de trabalho, a pessoa pode se tornar político, pois muitas vezes não precisam de muito esforço, como muitas pessoas pensam, e acham que política não é fazer nada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário