segunda-feira, 30 de abril de 2012

1° horário (continuação): Grécia e 2º horário: O que é Política?

A aula do dia 24/02/2012, (continuando o 1º horário)a professora falou sobre a origem da democracia na Grécia. Ela elaborou algumas palavras que mais são discutidas dentro da democracia da Grécia e que irei explicá-las.
  • Indivíduo: ser único
  • Povo: conjunto de pessoas que pertencem a uma nação, estado e que obedecem as leis. ( nação - estado - leis)
  • Liberdade: ser livre
  • Compromisso: ter responsabilidade e comprometimento com algo ou com alguém
  • Igreja: eclésia = assembleia = espaço público (ágora) = praças públicas = debates e decisões de interesse coletivo
Síntese sobre esse assunto, de acordo com as palavras:

ágora (praça destinada ao exercício da democracia)

A democracia teve origem na Grécia. Dentro da democracia há os indivíduos (ser único) que fazem parte do "povo". Esse povo faz parte de uma nação pertencendo a um determinado estado, que são regido por leis e que devem ser cumpridas. As pessoas, ou povo, tem direito a liberdade. O compromisso deve ser exercido pelas pessoas, fazendo que tenham responsabilidades com algo ou com alguém, ou seja, precisam de ser compromissadas. A igreja é um local religioso, onde as pessoas transmitem sua fé, e faz parte da construção da democracia. A igreja, assembleia, realizam debates e decisões interesse coletivo nas praças públicas. 



No segundo horário, a professora mudou de assunto, falando sobre:

O que é política?

A professora passou algumas atividades do livro didático da RSE (rede salesiana de escolas) e discutiu duas frases que reforçam uma ideia sobre a política, que foram:

  1. "Errar é humano, culpar o outro é política" (Humbert H. Humpherey), essa frase quis dizer que quando a pessoa erra "consciente" de seus erro não tem tanto problema assim, mas se a pessoa erra, sabe que está errada, e culpa outra pessoa é uma política, ou seja, é política pois a pessoa fez uma "corrupção" com a outra. 
  2. "A política é única profissão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação" (Robert Louis Stevens). Essa frase quis dizer que se a pessoa não tem nenhuma experiência em algum ramo de trabalho, a pessoa pode se tornar político, pois muitas vezes não precisam de muito esforço, como muitas pessoas pensam, e acham que política não é fazer nada.







Deuses e filósofos gregos

A aula de história, do dia 24/02/2012, dada pela professora Ana Clara falou sobre alguns deuses e  filósofos gregos que foram discutidos em um pensamento/acolhida em sala.

Zeus


 


Zeus é o principal deus da mitologia grega. Na Grécia Antiga era considerado como deus dos deuses. O nome Zeus em grego antigo significa "rei divino". De acordo com a crença dos gregos antigos, Zeus ficava no Monte Olimpo governando tudo o que tihna na Terra. Era considerado também o deus do céu e do trovão.Era filho de Cronos e Réia. Cronos tinha o hábito de  devorar seus filhos para que não tomassem seu lugar no trono. Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o último filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.


  Afrodite



Afrodite é uma deusa da mitologia grega. Deusa do amor, do sexo e da beleza corporal. Para os gregos, ela tinha uma forte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas. Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto. De acordo com a mitologia, Afrodite nasceu na ilha de Chipre. Filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas), casou-se com Hefesto (deus do fogo). Porém, em função de suas vontades e desejos, possuiu vários amantes (homens mortais e outros deuses). Chegou a ter um filho, Enéias (importante herói da Guerra de Tróia) com o amante Anquises.

Áres




Ares era o deus grego das guerras, da guerra selvagem com sede de sangue, conhecido também em Roma como Marte, filho de Zeus e Hera, de quem herdou o mal gênio da mãe e a força do pai. Pertence a geração dos grandes doze deuses do Olimpo. Ares era guerreiro, gostava muito de guerras, batalhas e brigas, era muito violento, sanguinário, pelo contrário de muitos ele só encontrava sua paz, em suas lutas e batalhas.



Aquiles



Um dos mais importantes herois da mitologia grega. Filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei dos mirmidões), teve seu principal momento no cerco à cidade de Tróia. Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia de várias batalhas. Tornou-se famoso por sua bravura e força.
Platão




"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".


 Foi um importante filósofo grego da Antiguidade. Platão nasceu em Atenas em 427 a.C. a 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis ( mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). 


Aristóteles
 


"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces" - Aristóteles


Platão ( a esquerda) e Aristóteles ( a direita)


Um dos maiores filósofos de todos os tempos. Aristóteles nasceu em 384 a.C. a 347 a.C., seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade. Algumas das obras de Aristóteles são: Órganon, Metafísica, Ética a Eudemo, Política, entre outros.

Sócrates




"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância"



Um dos mais importantes filósofos da Antiguidade. Sócrates nasceu em Atenas em 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo.











sexta-feira, 27 de abril de 2012

Democracia e o Grêmio Estudantil



A aula de história do dia 23/04/2012, dada pela professora Ana Clara, falou um pouco sobre a origem da democracia e também falou sobre o Grêmil Estudantil, que irei relatar e complementar mais de acordo com a explicação da professora.

Democracia e sua origem

A palavra democracia, teve sua origem na Grécia Antiga e significa "governo do povo". Este sistema de governo foi "criado" em Atenas (umas das principais cidades da Grécia Antiga). Em Atenas todos os cidadãos eram iguais perante a lei e podiam participar na governação, escolhendo ou sendo escolhidos para ocuparem os vários lugares da administração da cidade.




 Essa imagem , representa a democracia, que está dividida em:
  •  Poder Judicial: é aquele que tem num país a tarefa fazer as leis.              
  • Poder Executivo: tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos, de acordo as leis previstas na Constituição Federal
  • Poder Legislativo: (também legislatura) é o poder do Estado ao qual, segundo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa.
                                                           Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil é uma forma de organização dos interesses dos estudantes na escola. Eles permitem que os alunos criem e discutam algumas possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como também na comunidade. O Grêmio é um espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, resposabilidade e luta por direitos. Os objetivos do Grêmio são, por exemplo:aumentar os interesses dos alunos para participarem de campeonatos de esportes, palestras, projetos junto também com os professores, pais e outras pessoas.




http://www.mundojovem.com.br/subsidios-gremio_estudantil-01.php

     http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/democracia.htm


http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=576&tbm=isch&tbnid=swQIT7CF32HVrM:&imgrefurl=http://turmadaprofejanete.blogspot.com/2010/09/historia-origem-da-democracia.html&docid=6-UTlIvQbtQcdM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5r6IFPlM1twnunBHwqLCQ-XSVnESW4vwq6lLvKdAZTWyvbLkl87nDOvlQL55gmD2TQx40eQG3ae-e-VDHhyphenhyphenuW_0nJJVH8IsLnkon4kFFBo-vWxDq0xOFRAXvCB57Nl1tJlchCVk-4ecM/s1600/DEMOC..jpg&w=1600&h=1124&ei=KjycT7KlCs36gge_xNWWDw&zoom=1&iact=hc&vpx=1019&vpy=195&dur=2474&hovh=188&hovw=268&tx=194&ty=148&sig=109999367859143563505&page=1&tbnh=121&tbnw=172&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:13,s:0,i:93


CURIOSIDADES SOBRE OS ASSUNTOS: